Uma Casa Séria

28.1.05

Cristiane

Cristiane Florença trabalhava em um jornal local. Fazia reportagens sobre a região; cotidiano, um pouco de coluna de fofocas, a chamada coluna social. Quem foi visto com quem no restaurante badalado, quem casava, quem namorava, quem separava. Nada de muito empolgante.

Não acontecia nada muito empolgante na região que Cristiane morava.

Certa tarde, voltando pra casa depois de um dia burocrático, Cristiane resolveu descer do seu ônibus alguns pontos antes e caminhar, cortando o caminho que a condução faria. Demoraria alguns minutos a mais, mas a colocaria a observar o bairro como a muito não fazia. Em meio ao comercio, avistou um sebo que nunca tinha visto antes, não se lembrava de nenhum sebo por ali, pensou que tinha que se lembrar de perguntar para Otávio, seu marido, se ele conhecia o tal sebo.

Considerou um achado ter encontrado tal lugar no meio de seu bairro e resolveu explorá-lo um pouco, a luz do dia ia longe e podia gastar uns minutos lá dentro.

Entrou e a sensação que tinha era de estar em um sebo de filme, tamanho o acervo. Livros aos montes, alguns separados por assunto, alguns misturados. Próximo à porta, um senhor de expressão fechada e olhos muito vivos a observava. Se rugas fossem sinal de velhice, pensou Cristiane. Parecia que ele olhava dentro dela enquanto ela percorria os corredores formados pelas estantes de livros. Mas devia ser essa a função dele: assegurar-se que ninguém furtaria livros no seu turno. Eventualmente parava e inclinava a cabeça tentando ler um ou outro título apagado das lombadas.

Encontrou, enquanto vagava pelas prateleiras, em meio a livros de história, um livro escrito por uma Cris Florença chamado Coincidências. Não conseguia ler o resto do nome, estava apagado devido à idade do livro. Seria uma xará?

Pegou o livro e viu a capa: uma foto de um teclado e uma tela de computador mostrando um editor de textos. O nome do livro e o nome da autora. Na quarta capa havia um breve resumo sobre o livro:

A Jornalista Cristina Florença conta como sua vida, normal em todos os aspectos, foi modificada depois de alguns eventos de inusitada coincidência.

Cristiane resolveu ler o livro, pela quase coincidência que ele trazia. O sobrenome e a profissão da autora do livro, além do nome parecido a ponto de faze-la confundir com o seu.

Mal sabia ela o que estava por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário