Uma Casa Séria

21.5.04

+ água

Os pontos que eu deixei para vocês pensarem sobre a água podem ser explicados por dois fenômenos que tentarei detalhar:

- Polaridade da água

Quando imaginamos a molécula da água desenhada, é fácil imaginarmos que ela seria assim:

Entretanto, o fato de existirem camadas eletrônicas desemparelhadas (aí já falando em spins ? que complicam um pouco mais a compreensão) faz com que a molécula não seja linear. Foram desenvolvidas técnicas capazes de medir o ângulo formado entre as moléculas de hidrogênio ? se não me engano, 105º - e conferem a toda molécula uma aparência assim



Desta forma, pode-se perceber que a molécula tem um lado com um acúmulo de prótons e um outro lado com um acumulo de elétrons, polarizando a molécula.

Esta polarização faz com que uma nova forma de atração surja: as ligações entre as moléculas, através de ponte de hidrogênio.

- Ligação (ou ponte) de hidrogênio



Descrita na figura, mostra como o lado ?negativo? de uma molécula atrai o lado positivo de outra, aproximando-as e fazendo com que o efeito se propague em cadeia.

Na água, essa atração é tão forte que assemelha-se a uma ligação química. A proximidade entre as moléculas é tanta que comportam-se como uma só.

Agora a explicação:

Ao solidificar, as moléculas agrupa-se em posições definidas, cristalizadas.


Ao cristalizar-se uma porção de água, a distância entre as moléculas aumenta. O gelo é menos denso que a água líquida (por isso que o gelo bóia na água), ou seja, ocupa um volume maior , vazando da bandejinha de gelo e quebrando a garrafa no freezer.

Quanto à comparação com H2S:

Apenas elementos muito eletronegativos fazem ligações de hidrogênio (Flúor, Oxigênio e Nitrogênio), por isso este fenômeno não é significativo em moléculas com elementos menos eletronegativos, tais como o S, o Se e o Te...

Nenhum comentário:

Postar um comentário