Uma Casa Séria

18.5.04

Falemos Água

Sempre fui vidrado em água. Desde pivete, sempre curti muito mais praticar natação do que jogar bola com a molecada na rua. Além de eu ser um perna de pau, não era algo que eu gostava de fazer. Eu gostava de nadar, eu gostava de água.

Mais do que nadar, eu gosto da sensação da água na pele, da forma como o mundo parece diferente quando você está dentro d?água. O corpo fica mais leve, os movimentos mais pesados, mais lentos.
Daí comecei a entender mais sobre a água em minhas primeiras aulas de ciências, os estados físicos da matéria, lembra? Sempre ilustrados com água.

As mudanças de estado. Solidificação, fusão, condensação e evaporação, com a improvável sublimação (a única a ser explicada com a naftalina).

Já quando aconteceu a divisão de ciências para física e química, em meio à tarefa de decorar a tabela periódica, aprendi entender a formula da água. Eu já conhecia, mas não compreendia o que queria dizer, o agá-dois-ó, mas então passou a fazer mais sentido. Duas moléculas de hidrogênio ligadas através de ligação covalente a uma molécula de oxigênio. Falando assim, até que é simples, mas ainda voltaremos.

Era aquela coisa de regra do octeto, de estabilidade de camadas eletrônicas I, J, K, L ,M... 2, 8, 8, 18, 18...
Com a ligação, cada Hidrogênio passava a ter dois elétrons em sua última camada, que é a camada i (comporta 2 elétrons no máximo), tornando-se estável. E o oxigênio, que possui 16 elétrons, e a terceira camada com apenas 6 elétrons (2 na camada I, 8 na camada J e 6 na camada K) compartilha um elétron com cada molécula de Hidrogênio e fica também com 8 na ultima camada.

Água é o solvente universal, É tão perfeita que consegue ser a referência para várias grandezas físicas importantes:

Calor específico ? 1 cal/ g.ºC
Para aquecer 1 grama de água de forma a elevar sua temperatura em 1ºC, é necessária 1 caloria. Um número puro para um fenômeno tremendamente complexo.

Densidade ? 1 kg/L
Um recipiente contendo 1 litro de água pesa exatamente 1 kg (sem contar o peso do recipiente).

Água cobre aproximadamente 70% da superfície terrestre, embora somente uma pequena parcela desta água seja própria para consumo.

A busca por água em outros planetas ou astros é estrategicamente fundamental para viabilizar a instalação de habitação humana permanente, daí a obsessão da Nasa por encontrar água em Marte.

Curiosidades:

Quando algo é aquecido, dilata-se volumetricamente, quando é resfriado, contrai-se.
Água em estado sólido ocupa um volume maior do que em estado líquido. Por isso que garrafas congeladas quebram e o gelo nas bandejas ficam mais altos do que a altura inicial.

O Enxofre (S) é mais pesado do que o Oxigênio. Existe uma molécula cuja estrutura é H2S. Essa molécula é mais pesada do que H2O, entretanto, nas condições ambientais, H2S é um gás
Alguém arrisca um palpite da razão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário