Uma Casa Séria

28.1.04

Agora que o choque inicial passou, acho que dá pra avaliar melhor as repercussões da minha avaliação aquém do esperado enquanto estagiário querendo ser efetivado.

Vamos aos pontos positivos de trabalhar onde estou estagiando:
Ambiente de trabalho de ótimo a excelente
Aprendizado sobre várias áreas e vários mercados
Foco em usuários internos dos mais variados níveis hierárquicos – desde prestadores de serviço terceirizados até a diretoria da empresa – o que implica em uma grande visibilidade dentro da estrutura. Eu só não sei o quão positivo é isso.

Os pontos negativos:
É longe pra caraleo da minha casa
As atividades exigem bem pouco de capacidade analítica e muito de paciência, pra ficar tratando de burocracia e resolvendo encheções de saco que não seriam pertinentes à área
O moral da equipe está baixo e é sabido pela rádio peão * que assim que o mercado aquecer e voltar a contratar, vai ter gente voando daqui rapidinho.
Ao contrário de muitas empresas em que eu tenha visto a existência de programa de estágio, aqui o salário demora anos pra evoluir e quase não muda no momento da efetivação
Meu diretor é um picareta ** que está mais preocupado com o próximo passo da sua carreira do que com os resultados da área.

Agora vamos aos ponto positivos da notícia de que minha efetivação é uma possibilidade remota:
Ainda dá tempo de arrumar alguma coisa no nível estágio, mas não muito tempo – último ano é embaçado.
Me permite utilizar alguns recursos da empresa pra procurar emprego
Me da a chance de tentar achar alguma coisas mais ligada ao meu diploma, que exija mais raciocínio lógico e conhecimento técnico

E os negativos:
Tira totalmente o pique de continuar vindo
Tenho que voltar pro mercado de trabalho e voltar a fazer entrevistas e as porras de dinâmicas de grupo.

** Picareta – profissional que, com capacidades inferiores às necessárias para o correto desempenho de suas atividades, usa de artifícios, lícitos ou não, para continuar a ocultar suas fraquezas e exaltar suas virtudes, a fim de permanecer em seu emprego (ou até a progredir em sua carreira).

* Rádio peão – Meio de comunicação não oficial, não formal e não rastreável utilizado pelos funcionários das empresas para fazer circular fatos, boatos, fofocas e impressões que normalmente terminam por confirmar-se em prazos que vão do curto ao médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário