Uma Casa Séria

24.8.06

Ingenuidade

Me senti um ingênuo e entendi, por alguns momentos, como o Lula é capaz de iludir a tantos.
Li a algumas semanas que Nosso Presidente havia comentado a possibilidade de convocar uma assembléia constituinte para promover a reforma política.

Daí eu, tomado de um otimismo inédito no que se refere a política, já imaginei uma constituinte formada por juristas e membros importantes da sociedade civil trabalhando com foco, autonomia e isenção para melhorar um aspecto de nossa sociedade que foi, por muito tempo, alvo dos que legislam em favor próprio e que agora ninguém mais quer mexer para não perder regalias.

Imaginei um trabalho exemplar, criando precedente para trabalhos similares que promoveriam as reformas tributárias e previdenciárias, como foi bom ver que havia algo indefinido na escuridão do túnel que poderia ser luz.

Sabia, contudo, que a proposta do presidente fora tomada num momento não propício, pois ficou um tom eleitoreiro no ar. Parecendo proposta de campanha para agradar também alguns de seus opositores. Mas me lembro de ter comentado com a Ale: Se pelo menos isso ele conseguir fazer direito, já valerão a pena os próximos quatro anos que, muito provavelmente, passaremos sob seu comando.

E então veio a realidade com todo seu peso, hoje, com a informação de que Orestes Quércia apóia a constituinte.

Esse foi o balde de água fria que me faltava para perder de vez o otimismo. Agora vejo novas e velhas raposas e velhacos trocando apoio ao governo dentro do congresso e senado em troca de participação na constituinte, vendendo votos, trocando aqueles que os elegeram por participação em ministérios e acesso a verbas e cargos: Aquela podridão toda que já não é mais capaz de causar nem ao menos náuseas, mas um sentimento de tristeza e impotência frente à tamanha imoralidade. Todos lutando para continuarem agarrados às tetas que sustentamos todos com nossos impostos.

E agora entendo que não tem jeito, Todas as gerações vítimas da falta de investimentos em saúde, segurança e educação que passaram por esse país nos últimos anos chegaram ao poder e perpetuaram a prática, formando indivíduos cada vez mais precariamente e essa espiral não terá volta em poucas gerações. Eu acreditei que eu viveria para ver melhorar, agora acho que talvez a próxima geração tenha essa oportunidade.

Porque ainda vai piorar muito.

UPDATE
E eu me esqueci do perigo mais funesto dessa constituinte feita por políticos corruptos, corruptíveis e corruptores. Aquele que os americanos usavam para assustar suas criancinhas.
Um efeito colateral (ou objetivo principal vindo por baixo dos panos) pode ser a alteração da lei para dar continuidade ao mandato de nosso presidente; há muitos anos ouvimos que o objetivo do PT - partido fundado por Lula, é sempre bom ressaltar - é a perpetuação no poder.
Os comunistas estão vindo, e com eles a distribuição igualitária de miséria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário