Uma Casa Séria

2.4.08

Bully

É o nome de um jogo de videogame.

A palavra é tirada da giria para crianças que atormentam criancas menores, praticando o chamado assédio moral e intimidação física – as vezes acompanhadas de agressão.

Para dar um certo contexto ao nome, foi criada a escola fictícia de BULLSWORTH, assim um apelido carinhoso para quemo estuda lá é Bully.

À primeira vista, o jogo é mais um clone de GTA, no estilo de “mundo aberto” em que voce pode ficar perambulando pelo mapa do jogo a esmo. A unica diferença é que o personagem deveria estar na escola assistindo aula (cada aula é um minigame que traz benefícios na vida do personagem, caso conquistado). Por isso caça gazeteiros (!) e policiais perseguem o personagem se o avistarem durante o horario das aulas.

Se, por um lado o fato de ter que ficar procurando as missões que tem alguma relevância para o andamento do jogo é um tanto sacal, as missões em si são muito bem elaboradas. Algumas delas exigindo coordenação motora diferenciada, outras divertindo com situações engraçadíssimas. Como uma cozinheira bem nojenta que fica tossindo e escarrando na panela de comida. Fora os diálogos cheios de críticas e sarcasmo com a cultura escolar norte americana.

Houve uma polêmica na época do lançamento do jogo quanto a um tal beijo gay. Não sei se é um possibilidade explícita - ou seja, algo que está no caminho natural do jogo, algo que só encontra quem vasculha o jogo procurando ou consequencia de algumas opções tomadas durante o jogo, mas nao vi nada parecido ainda.

A história acompanha o ano letivo de Jimmy, expulso de todas as escolas por onde passou, deixado num internato enquanto sua mae aproveita a lua de mel de um ano com seu novo marido rico (o sexto se me lembro bem)

Na escola Jimmy vai passando de calouro indesejado e assediado pelos Bullies a uma força rebelde dentro do muros da escola, subjulgando várias tribos. Eu estou com uns 23% do jogo concluido e ja sou encarado positivamente pelos Nerds, Bullies e Preps (tribo dos riquinhos que só querem saber de ir para faculdades caras).

Não sei se foi identificação que me fez gostar tanto desse jogo ou se ele é somente bem feito

Ainda tem algumas tribos a serem vencidas até que Jimmy torne-se o fodão da escola. Vou atualizando o desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário