Uma Casa Séria

11.3.05

As vezes acho que sou teimoso demais

E por isso demoro pra mudar alguns pontos de vista.

Eu acho que, pra criar e sustentar um relacionamento saudável, as pedras fundamentais podem ser definidas em:

Amor

Respeito

Confiança

Ja me falaram que eu sou um tanto cético, que não confio. Não concordo. Vejo como um problema um pouco diferente, veja se faz sentido pra mais alguem além de eu mesmo:

Eu conheço alguem por quem me apaixono - a gente tem medo de falar apaixono, fala coisas que comprometem menos, como "fiquei a fim" - e, numa dessas coincidências que parecem orquestradas por um pupeteer cósmico, a pessoa também se apaixona por mim.

Instintivamente, passo a procurar carasteristicas das quais essa pessoa possa se orgulhar, quais as coisas que ela gosta, não gosta, como encara o mundo e suas várias nuances. Começo a descobrir essa pessoa. Seu passado, suas vitórias e suas derrotas.

E eu, para testar alguns aspectos de caráter, revelo coisas sobre mim, vou deixando a pessoa entrar, ainda que devagarinho no meu mundinho. E ai eu vejo se posso confiar, a princípio, na pessoa e, mais importante, se ela confia em mim.

Essas coisas todas fazem com que eu passe a gostar ainda mais da pessoa ou que eu desencane e pule fora.

Ûm ponto importante é que só acho possivel confiar totalmente em alguem se esse alguem confiar em mim também. e fica aquela coisa de vamos entrando no mar juntos, de mãos dadas, passo a passo, se for pra se afundar, estamos ambos juntos.

Não me vejo como alguem que quer entrar e por isso arrasta a outra junto, quer vir, que venha. mas não espere que eu mergulhe enquanto fica com os joelhos fora dagua olhando e achando que é muito fundo, muito frio, muito quente, perigoso ou o caralho a quatro.

E se, em algum momento, demonstra que não confia em mim, mecanismos automáticos de autopreservação entram em funcionamento, independente da minha vontade.

Ao mesmo tempo, insistindo que "ex bom é ex morto", um fantasma fica assombrando e constantemente se fazendo notar. A falta de atitude frente a isso, que é totalmente tolerável na medida em que eu confio - e quando confio, é pra valer - passa a ser perturbadora...

sei lá, devo estar surtando (é assim que chama?)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário