Uma Casa Séria

29.4.04

Dinâmica do jogo Truco

O jogo resume-se à comparação da força das cartas de cada jogador ou equipe – que pode ser uma dupla, um trio ou até, pasmem, um quarteto, assim, é realizada, a cada rodada, uma melhor de três comparações de cartas.

Assim, temos:
- São distribuídas tres cartas para cada jogador – as particularidades da distribuição serão tratadas posteriormente.
- Uma carta é virada – no caso de partida de manilha nova.
- O jogador imediatamente à direita do jogador que distribuiu as cartas inicia a partida, colocando uma de suas cartas à mostra sobre a mesa de jogo
- O jogador seguinte repete o movimento, caso sua carta seja maior que a anterior, ele estará ganhando a primeira comparação (diz-se fazendo a primeira)
- O jogador que distribuiu as cartas será o ultimo a jogar sua carta.
- Aquele que jogou a maior carta na primeira, inicia a segunda.
- Quando todos tiverem jogado sua segunda carta, verifica-se se a a mesma equipe ganhou as duas comparações, senão, a terceira deve ser jogada, começando pelo jogador que jogou a maior carta na segunda.
- Esta rodada valeu um ponto para a equipe vencedora.

qualquer jogador pode, normalmente, mas não obrigatóriamente, na sua vez, falar (sussurrar, gritar, urrar, cantar...) “truco”.

Esta expressão significa que ele está aumentando a aposta, que ele deseja que a rodada passe a valer 3 pontos para a equipe vencedora.

A equipe adversária tem, neste momento, três alternativas:
- Desistir de continuar a rodada, perdendo 1 ponto...
- Aceitar o aumento da aposta e continuar a rodada
- Aumentar ainda mais a aposta, falando “seis”

As apostas podem ser aumentadas em multiplos de 3, ressaltando que uma partida termina quando uma equipe alcançar 12 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário