Uma Casa Séria

21.7.07

O país do futuro.

Volume 1
O meio
Seu nascimento foi uma ruptura, mais do que um germinar lento e gradual, foi um quebrar de cascas de ovo.
Anos depois, em meio ao constrangimento de rememorar os mortos no dia do nascimento, a celebração pelo 20º aniversário da queda era otimista. Apesar de ainda haverem feridas, as projeções para os próximos anos eram positivas. Esse era, finalmente, o país do futuro. Seu povo, numa unidade nunca antes alcançada, progredia culturalmente, socialmente e economicamente. A prosperidade estava ao alcance da maioria.
Havia, é claro, os descontentes, mas mesmos esses tinham poucos argumentos contra a evolução notada desde a posse do novo regime. E esses descontentes eram, mais do que admitiam, os motores da evolução, porque mesmo estes trabalhavam em prol do país.Mas essa não é a história dos descontentes.
Essa é a história deste novo Brasil.

5 de julho de 2007.
O país vivia um momento contrastante. De um lado a economia vivia um bom, para não dizer ótimo momento. O melhor momento em décadas. O câmbio favorável, investimentos estrangeiros acontecendo, emprego aumentando e a inflação, fonte de crise por décadas, controlada.
De outro lado, a sociedade decaindo. Educação, saúde, segurança, ética, justiça, democracia e outros valores morais largados às traças. Poucas boas notícias nesses assuntos, que se tornavam mais e mais exceções à regra. Reinava o cada um por si, a lei da vantagem e a falta de respeito com o próximo, com o público e por fim, com o próprio indivíduo.
Na TV, notícias de barbaridades tornavam-se corriqueiras. O povo estava perdendo a noção de sociedade.
Foi quando aconteceu.
O congresso nacional estava reunido, ambas as casas. A câmara dos deputados e o senado federal. Alguma lei orçamentária estava sendo aprovada, a fim de que os parlamentares pudessem entrar em recesso, após pouco mais de 5 meses de trabalho, prática comum da época.
Até hoje se especula como Caos foi capaz, moralmente e logisticamente, de realizar o impensável. Seus méritos são discutidos até hoje.
Muitos dos que acreditam que ele foi um benfeitor. Mas estes são os adeptos da filosofia de que o fim justifica os meios., eu, pParticularmente não me incluo entre estes. Acredito que sua campanha derramou-se sangue demais.
O prédio do congresso Congresso nacionalNacional, uma obra arquitetônica de renome nacional, composta de duas torres paralelas, ladeadas por dois domos semi esféricos, tal qual duas calotas. Um deles disposto com o lado convexo para cima, outro com o lado plano para cima.
Foi na tarde deste dia 5 que o complexo inteiro sofreu um atentado à bomba que o trouxe inteiramente abaixo. Assassinando quase imediatamente aproximadamente 1500 pessoas, entre políticos, funcionários, jornalistas, militares e civis.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário