Uma Casa Séria

16.12.05

SolLeio quadrinhos desde sei la quando e quando li, acho que na Internet, que Harry Potter era uma idéia plagiada, soube antes de ler a matéria que estavam falando de Timothy Hunter e Os Livros da Magia.
Eu já li esse Comic Book uma infinidade de vezes. É uma obra muito boa, que serve para lançar uma luz de esclarecimento sobre o aspecto magia do Universo DC pós Crise. Ela introduz Timothy Hunter, que é descoberto como um menino com potencial para se tornar o maior mago de sua geração. Cabe, então, à Brigada dos Encapotados, formada por Vingador Fantasma, Dr. Oculto, Mister IO e John Constantine (aquele mesmo do filme), a missão de mostrar ao menino o mundo da magia.
È uma obra ermética, mas Neil Gaiman, seu escritor, sempre foi famoso por deixar algumas coisas não explicadas em suas obras, o que sempre deixou margens para mais histórias serem contadas. Sandman, sua obra máxima, é exemplo claro disso. O sucesso da HQ, aliada ao potencial de Timothy Hunter, fez com que Os Livros da Magia fosse continuada, agora na mão de outros criadores, e integrado ao selo Vertigo da Editora, encarregado das obras de quadrinhos adultos.
Timothy Hunter é órfão, usa cabelos desgrenhados, óculos, e seu animal de estimação é uma coruja chamada Io-iô. Além de ser potencialmente o maior mago de sua era.
Toda e qualquer semelhança com Harry Potter termina aí.
A história criada para Harry Potter tem uma riqueza de detalhes toda própria, que me faz acreditar que as semelhanças são mera coincidência mesmo. Eu duvido que Os livros da magia tivessem sequer sido lido por J.K.Rowling antes de criar seu menino mago.
SolIndicado pela minha mãe, que pegou emprestado com uma amiga, li, meio receoso, Harry Potter e a Pedra Filosofal. Não o achei um livro infantil. Era um livro de fantasia sobre um mundo fantástico visto pelos olhos de um menino de 11 anos. Essa era a única infantilidade da história, a forma como o protagonista encarava as coisas ao seu redor. Essa característica manteve-se em Harry Potter e a Câmara Secreta e foi sutilmente diminuindo em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e Harry Potter e o Cálice de Fogo Dessa forma foi delicioso observar ele crescer e encarar melhor a seriedade do mundo. Sua responsabilidade e maturidade aumentando, acompanhada de desgraças que mais do que nunca mostram que não é um livro infantil: morte, tortura, conspiração, politicagem e traição estão a cada página. Em Harry Potter e a Ordem da Fênix eu realmente passei a acreditar na possibilidade, levantada pela autora, de Harry não sobreviver ao seu sétimo e derradeiro livro. Estou ansioso por pode devorar o sexto livro, que aguardo pelo natal para ver se terei que comprar ou não.
Para concluir, assisto por mera curiosidade ao filmes ligados à serie. Os dois primeiros são claramente filmes infantis, que deixam de lado muito da sombriedade da história, o terceiro engatou por um caminho que achei bastante promissor, mas o quarto foi tão freneticamente resumido que pouco faz sentido para aqueles que não sabiam o que encontrariam na tela. Não sei o que esperar de Harry Potter e a Ordem da Fênix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário