Uma Casa Séria

14.2.11

Sobre a Taça de Bolinhas

Pra quem nao sabe, bem resumidamente:

Em 1987, o Brasil teve a chance de ver nascer uma Liga de clubes de futebol desassociada da CBF (que, na minha opiniao, deveria cuidar somente da seleção). Foi a chamada Copa Uniao, realizada pelo recem fundado Clube dos 13.

Entretanto, entre a idealização e a realização, passamos por mais de uma pessoa, e no final mudaram o regulamento e a copa uniao - rebatizada de modulo verde deveria disputar com o modulo amarelo (composto pelos clubes excluidos da copa uniao) para determinar o campeao brasileiro de 1987.

O flamengo se negou e a CBF decidiu que o Sport Recife seria o campeão daquele ano.

Quando o campeonat brasileiro foi criado nos anos 70, foi criada a taça de bolinhas, a ser concedida ao primeiro clube tricampeao brasileiro ou ao clube que primeiro totalizasse 5 titulos.

Corta pra 1992. Flamengo campeao brasileiro pela 4a vez (contas da CBF), 5a vez (conta do clube dos 13 - do qual o SPFC faz parte e reconhece o flamengo campeao de 1987)

Começa uma briga juridica pela posse da taça de bolinhas, que a CBF nega repetidas vezes ao flamengo.

Corta pra 2007. SPFC entra na briga pela taça ao conquistar seu 5o título e passa a pleitear a tacá de bolinhas também.

Aqui é relevante incluir um parenteses.

A diretoria do SPFC nao tem um relacionamento amigavel com o presidente da CBF. Sempre vota contra seus interesses e sofre repetidas represálias, sendo a mais recente o veto ao uso do Morumbi como sede de jogos da Copa do Mundo de 2014.

Hoje, apesar de uma liminar obtida na justiça carioca, a taça foi entregue ao SPFC e está no Morumbi.

Minha sugestão: Que o SPFC fotografe muito a taça, que ela seja vista e tocada por todos os de direito. E depois que, com bastante pompa e circunstancia, entregue a quem é de direito.

Seria uma ato de uma enormidade e de uma desacato tal a CBF, que pode gerar um novo momento para a criacao da Liga.

Mas isso é só minha opinião.

2 comentários:

  1. Não foi o Flamengo que se negou, o Inter também se negou e qualquer outro time do Clube dos 13 também negaria jogar essa final, mas agora ninguém se lembra do que assinou.

    Vergonha!

    ResponderExcluir
  2. É que eu resumi muito, mas sim, o Clube dos 13 e todos os seus membros - incluindo o próprio SPFC - reconhece o Flamengo como campeao de 87 e o inter como vice.

    ResponderExcluir