A habilidade de saber atuar em equipe é cada vez mais exigida pelo mercado de trabalho.
Mesmo assim, muitas vezes por motivos mais políticos do que práticos, equipes de trabalho não funcionam, os resultados não saem e os profissionais envolvidos são responsabilizados.
Ontem eu vi como a cooperação de todos os membros de um grupo realmente integrados pode fazer a diferença.
Laboratório de Cinética de reatores quimicos - 4 reatores diferentes. 4 grupos de trabalho que executariam duas experiencias, trocando de reator dessa forma:
Reator 1 - Grupo A
Reator 2 - Grupo B
Reator 3 - Grupo C
Reator 4 - Grupo D
TROCANDO PARA
Reator 1 - Grupo B
Reator 2 - Grupo A
Reator 3 - Grupo D
Reator 4 - Grupo C
Com algumas alterações operacionais.
Mas enfim, e fazia parte do grupo A, tocamos a experiência no reator 1 com facilidade (demos sorte de ter escolhido um dos mais faceis como inicial) e vimos que a galera tava se matando pra fazer o ensaio do reator 2 (que era nosso próximo). Tinha agua voando pelo laboratório, um carinha de pé em cima da bancada, mangueira escapando... uma esbórnia. olhei pros caras do grupo (que tb incluia a namo) e disse: FODEU!
Daí acabamos e trocamos.
Cada um de nós, instintivamente assumiu parte da operação, preparamos e executamos a experiência com facilidade, ao passo que o grupo que trocou com a gente ficou se mantando pra acertar o teste deles - que a gente tinha acabado de fazer numa boa!!!
Daí passei a prestar atenção ao que eles faziam e todos faziam tudo sem ninguem conseguir fazer nada, entender nada e ordenar nada.
Não aguentei e comentei com o Dráusio (depois eu explico): Team Work.
Uma Casa Séria
22.10.03
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário