Desde a idade do catecismo...
Quando a professora de catecismo, bem fraquinha, nao soube responder as perguntas de uma moleque de 8 anos a respeito da infalibilidade sacra da biblia e se perdeu na logica circular de que ela é infalivel
(porque foi escrita por deus e a prova de que foi escrita por deus é que esta escrito nela que foi escrita por deus - ad infinitum)
Me mandou falar com o padre, numa clara tentativa de intimidação. Fui e repeti as duvidas para ele. O padre gagejou umas 2 ou 3 vezes pra conseguir achar uma resposta, chamou minha mae e recomendou que ela desistisse de me catequizar.
Desde essa época, me considero ateu. Nao saio anunciando pra todo lado, nao coloco adesivos professando minha constataçao sobre a ausencia de designios superiores ou plano divino ou qualquer outra coisa.
Numa época que eu queria chocar menos, porque dizer que é ateu choca, se alguem perguntava, eu dizia que era agnostico, que é quase como ser um catolico nao praticante. Acredita mas nao segue a igreja.
Mas no fundo, nao consigo acreditar que tenha um ser divino coordenando a parada toda. Existe o caos, do caos as vezes surge um arranjo ordenado que volta ao caos, a durancao deste arranjo ordenado varia, mas fatalmente tudo volta ao caos. É tudo um jogo de probabilidades.
Dizem que um ateu é um crente que nunca perdeu um ente querido. Eu acho que ter em que acreditar quando se perde um ente querido é um conforto que eu nao sinto, pois o que sinto é que ao perder alguem aqui, esse alguem esta perdido. o que me faz lamentar muito mais, sem o reconforto de imaginar voltar a encontrar ou se imaginar que esta em um lugar melhor.
Mas, apesar de considerar a religiao um mal muito grande para a humanidade - mais pessoas ja foram mortas em nome de deus do que por qualquer outro motivo - nunca militei contra a religiao.
Considero uma muleta que ajuda as pessoas a seguirem seus caminhos em momentos dificeis. E muitos precisam desta muleta.
Mas nao gosto muito da interferencia que a religiao traz para a sociedade. Pressao por conduzir a sociedade baseado e preceitos religiosos censuram e limitam a liberdade daqueles que nao seguem aqueles preceitos.
Ontem estive vendo alguns videos do Atheist Experience no youtube que me mostraram que em todos os casos (levados ao ar, pelo menos) um teísta foi capaz de vencer a barreira do pensamento racional.
E isso pra mim diz muita coisa
Uma Casa Séria
17.1.11
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário