Não vou falar sobre a origem da bagaça em detalhes porque tá cheio de sites com essa informação por aí. Procura no google...
Vamos as definições:
Naipes – de alta importância quando fala-se das cartas de relevância. São:
Paus (a arvorezinha preta), Copas (coração vermelho), Espadas (Coração invertido preto) e Ouros (losango em pé vermelho).
Baralho – Normalmente utiliza-se um baralho de 40 cartas, sendo utilizadas as cartas: 2, 3, 4, 5, 6, 7, J, Q, K e A, dependendo do nível dos jogadores, podem-se optar por uma variação com um baralho limpo – como costumam chamar – sem as cartas 4, 5, 6 e 7.
Manilhas – Nome dado às cartas de valor mais elevado do jogo, que normalmente definem o desenrolar da partida. São quatro: Zap, Sete-copas, Espadilha e Pica-Fumo (ou sete-ouros). A ordem em que estão relacionado é a ordem de força de cada carta, assim, o Zap é a carta mais forte do jogo, enquanto o Pica-fumo é maior do que qualquer carta que não seja uma manilha.
Manilha também define o tipo de jogo utilizado: Manilha velha é um jogo em que as manilhas são sempre as mesmas cartas, a saber:
Zap – 4 de paus
Sete-Copas – 7 de copas ...
Espadilha – A de espadas
Pica fumo – 7 de ouros...
Manilha nova define as cartas que serão manilha a cada rodada, com base em uma carta virada no inicio do jogo. Assim, as cartas de numeração imediatamente superior à da carta virada serão as manilhas, de acordo com seus naipes:
Zap – Paus
7Copas – Copas
Espadilha – Espadas
Pica fumo – Ouros
Uma Casa Séria
28.4.04
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário