Uma Casa Séria

28.12.04

Retrospectiva 2004

Lugar comum, eu sei. Tanto o tema quanto o conteúdo.
Mas lugares comuns são difíceis de se fugir. Alcatrazes comuns? Dã

Enfim, 2004 foi marcado por turbilhões emocionais, mais uma guinada profissional e outra queda financeira.

Comecei o ano no que parecia o paraíso e que se mostrou o portão do inferno mais tarde. Iludi-me e deixei-me iludir, como conseqüência, passei uns bons meses numa zona de torpor e apatia em que nada me interessava muito.

E ainda, pra piorar, quando estava saindo da merda, outra chuva veio, mas felizmente eu percebi a tempo que só ia me sujar mais e caí fora.

Daí o tempo começou a abrir, passei a enxergar uns raios de sol que se atreviam pra fora das nuvens mostravam que o sol ainda podia voltar a brilhar e voltou! Reencontrei meu primeiro amor e descobri que a gente, depois de mais de 15 anos, ainda tinha e tem muito a ver e muita afinidade, além de nos darmos muito bem.

A vida fez sua parte e testou o meu querer, trazendo várias possibilidades de eu voltar a me infernizar a mim mesmo com aquela vidinha vazia, sem conteúdo e fútil que é a vida de solteiro caçando mulher na balada. Mas isso só serviu pra eu reforçar minha escolha e ver o quão bem ela me faz e eu faço a ela.

Eu, que já era estagiário sem perspectiva de ascensão profissional na minha área, fiquei sem trabalho nenhum metade do ano. O que foi foda sob aspectos financeiros, já que, pela primeira vez desde os 14 anos, não tinha grana nem pro cigarro. Mas que foi muito bom pra acabar minha faculdade sem tensões excessivas, que foi o que eu vi acontecendo com muitos da minha turma.

Esse ano também foi marcado pela adaptação que tive que fazer com relação à falta de carro, já que meu Fusca, que tava impecável, foi furtado no final de 2003. Voltei a andar por aí de busão e, nesse ponto devo agradecer sempre à minha família, de carro emprestado pelos meus pais ou minha irmã.

Mas é irônica a forma como as coisas acontecem. Quando eu tava fodido, tava mesmo:

Chorando as mágoas por causa daquela que me chutou
Sem carro
Sem emprego
Sem grana
Sem vontade de correr atrás de nada

Daí quando resolvi sair da merda, saí de vez também:

Achei minha namorada de desde sempre
Fiz uns bicos pra rolar uma grana
Isso fez eu arrumar mais bicos e descolar dinheiro pro fim do ano e agüentar o começo de 2005.
Acabei a faculdade sem nenhuma pendência.

Então fico muito otimista com relação a 2005, sob todos os aspectos:

Grana, que há de vir
Emprego legal.
Namorada 150%
E vou começar a cuidar da saúde, natação é prioridade.

E o projeto On My Own. Que vai rolar!

27.12.04

Dias de Limbo

Ninguém mereço trabalhar entre o Natal e o Ano Novo.

Além de serem dias semimortos, a gente ta ainda meio que entalado de tanta comida que ingere nos dias de farra.

Pior que todo lugar que você vai, porque Natal é época de visitar um monte de gente, tem comida de monte. Você entra na casa de alguém que ainda não viu já enfastiado e sai sentindo-se uma jibóia que engoliu um boi.

E quando acha que pode deitar e hibernar até o começo do inverno, vêm as sobremesas... Irrecusáveis apetitosas e dispostas a testar os limites de dilatação de seu estomago.

Daí num dia 26 ou, como esse ano, 27, tem-se que acordar cedo e aparecer no fucking emprego.

Oras. A economia mundial deveria parar entre,digamos, 20/12 e 05/01.

Esses dias não servem nem pra escrever algo remotamente digno de publicação. Mas como se você está aqui nesses dias lendo, merece ler algo ruim assim.
Bem feito.

22.12.04

Projeto On My Own

Já está até batizado. Começa a rodar em janeiro e tem como meta um culminante Open House até o fim de agosto.

Oito meses de várias etapas que me forçarão, entre outras coisas que ainda estão por se revelar, a:

Economizar algo em torno de R$ 900,00 por mês logo no inicio do ano

Pesquisar preços de mobiliário, atividade esta que traz a triste perspectiva de freqüentar lugares como Lojas Marabras, Casas Bahia e Rua Jurubatuba - S.B.C.

Pesquisar preços e condições para aquisição de eletrodomésticos (coisa que não faço idéia de como funciona), me forçando a visitar Ponto Frio, Casas Bahia e afins

Pesquisar e entender o mercado imobiliário com todas as suas peculiaridades que, pelo pouco que conheço, envolvem localização, infraestrutura, conservação, área útil e sei-lá-eu-mais-o-que. Pra esta tarefa, felizmente estarei contando com a agradável companhia do meu amor!

Entender o quanto se gasta com a manutenção de um lar, que inclui limpeza, abastecimento de suprimentos, e manutenção corretiva propriamente dita

Acredito que até a metade de janeiro eu já consiga ter algumas destas informações pra poder pelo menos saber se o projeto é viável com o que eu ganho hoje ou se deverei me especializar em roubos a bancos.

Uma possibilidade a se estudada, e essa merece bastante calma, é a de rachar um teto. Esta envolve um alinhamento de objetivos bastante delicado. Conheço alguns casos de roommates que não terminaram muito bem.

E também tenho que levar em conta as mudanças que o vento da vida dão nos nossos caminhos. De repente alguma coisa pode acontecer pra precipitar minha saída da casa da minha mãe ou pra prorrogar o prazo de saída. Mas acho legal ter um projeto desse tamanho pro ano novo.

Já que conclui meu último projeto pessoal grande, que era me tornar engenheiro, com um tempo 33% maior do que o esperado, quem sabe o que pode acontecer em 2005?

21.12.04

Busão

Esse ano foi o ano que eu voltei a ser povão. É o resultado que encontro de meu ano de 2004.
Desde o fim do ano passado, quando roubaram meu fusca que tava impecável, passei a depender de caronas e de transporte coletivo pra me locomover.
No começo eu só pegava o busão pra ir da faculdade pra casa à noite, isso quando não sobrava uma carona. Mas depois que sai do meu último estágio, em junho, passei a usar um pouco mais. E com isso, a ver um pouco mais como é o povo da cidade grande.
Logo de cara, percebi que era facilmente notado como um peixe fora d?agua por todos, devido ao meu excesso de educação no tratamento com os outros sempre pedindo licença pra passar e me desculpando por eventuais e inevitáveis esbarrões.
Inevitáveis porque os motoristas de ônibus pressupõem que todos estão amarrados como se fosse carga. Que não sairão voando a cada curva e freada mais intensa. E por isso mesmo, abusam de manobras radicais nas vias publicas.
Mas o fato de todos forçarem a passagem através dos bancos do ônibus na se importando com quantas pessoas são esmagadas contra os bancos ou outras pessoas só torna ainda mais tocante os não tão raros atos de boa educação e civilidade, como ceder lugares sentados a mulheres com crianças ou senhores e senhoras de idade ou oferecer para segurar objetos incômodos que os passageiros que seguem de pé carregam.
Agora, me sirvo de duas conduções pra visitar meu anjo. E nem ligo, descobri que essas viagens são uma boa terapia. Ta certo que não vou até lá nos horários infernais onde nada pode ser remotamente agradável, mas como consigo quase sempre viajar sentado e bem acomodado, ligo meu walkman e vou curtindo algumas seleções de rock?n roll selfmade.
Esse foi outro momento nostálgico da minha vida; voltei a gravar fitas. Tive que reaprender a montar uma seqüência de musicas e localizar no painel do som o botão REC...
Depois disso tudo, cheguei a conclusão que não quero voltar a ter um carro, pelo menos nao agora. Não é a primeira prioridade. Quero sair de debaixo da saia da mamãe antes de completar 30 anos, ou seja, no primeiro semestre de 2005


Será que dá?

20.12.04

Eu queria escrever um monte de coisas, mas faltam-me as palavras.Queria escrever sobre as coisas boas do fim de semana, sobre as varias coisas que fiz e falei, conversas que tive e que acompanhei, mas não encontro o caminho do pensamento. Queria falar sobre o filme A Cidade dos Anjos que passou no SBT e a maldita Meg Ryan, mas me parece que já disseram o que eu pensei. Queria falar sobre Os Aspones, mas falta o tema. Queria falar sobre Marvel Max, revista mensal que traz para o Brasil o excelente material de Poder Supremo. Uma série que pode-se chamar de a versão definitiva de Superman e o restante da Liga da Justiça e que me faz contar os dias até o lançamento do próximo número, mas não vejo como expressar todo o meu entusiasmo.
Queria falar sobre as semelhanças que vejo entre algumas passagens do meu namoro e o seriado Friends, mas fico sem fechamento. Queria falar sobre o Natal, mas ainda não sei o que será dele.

Queria falar...Mas toda vez que começo, releio as três primeiras linhas e deleto o post todo.

Talvez seja melhor assim...

17.12.04

Uma musica.

Tem uma musica rolando na 89 - a Radio Pop de São Paulo que me fez pensar na letra dela de uma forma diferente.

Normalmente as canções que ouço e compreendo a letra me fazem lembrar de uma pessoaem específico ou situação que vivi. Esta música foi diferente, cada teco da letra me fez pensar em uma situação diametralmente (gastei nessa) oposta.

Pra facilitar a compreensão dos meus 12 leitores diários, ajudo:

O que estiver em itálico me faz lembrar da minha namorada.
O que estiver normal me faz lembrar de alguem que não é minha namorada, capicce?

The Reason


I'm not a perfect person
There's many things I wish I didn't do
But I continue learning
I never meant to do those things to you
And so I have to say before I go

That I just want you to know
I've found a reason for me
To change who I used to be
A reason to start over new
and the reason is you

I'm sorry that I hurt you
It's something I must live with everyday
And all the pain I put you through
I wish that I could take it all away
And be the one who catches all your tears

That's why I need you to hear
I've found a reason for me
To change who I used to be
A reason to start over new
and the reason is You [x4]

I'm not a perfect person
I never meant to do those things to you
And so I have to say before I go
That I just want you to know
I've found a reason for me
To change who I used to be
A reason to start over new
and the reason is you
I've found a reason to show
A side of me you didn't know
A reason for all that I do
And the reason is you

Acho a musica totalmente baba ovo, mas acho legal ver que sentimentos tão antagonicos surgem numa mesma musica...

16.12.04

Discutir o Relacionamento?

Volta e meia presenciamos crises em relacionamentos, seja de quem conhecemos ou de quem malemá ouvimos falar.

Ta certo que é uma amostragem pobre, mas parece que algumas épocas são favoráveis à crises, até onde eu me lembro, vésperas de carnaval costumavam ter aumento de namoros e rolos terminando, mas isso acontecia numa época em que os relacionamentos eram mais descompromissados, já que éramos todos adolescentes que queriam farrear no carnaval. Era lugar comum os mesmos casais reatarem antes da páscoa...

De uns anos pra cá tenho notado que o fim do ano é um teste para relacionamento, muitos sucumbem, outros tem uma queda de interesse mútuo ou perda de tolerância com o parceiro que gera descontentamento de lado a lado.

A atitude da cada um, frente às diferenças de cada pessoa pesa muito nessa hora. Boa vontade, tolerância e a mistura explosiva de carinho e amor ajudam a passar essa fase e entrar no ano novo com os "votos" renovados.

Eu mesmo já empapucei do que eu tinha nessas épocas.

E vejo que o período de crises está começando - vários casais estão se desfazendo, de namoros, e namoricos a noivados.

Em meio a isso, a primeira diferença surgiu no meu namoro. O que eu vi de diferente em mim nesse caso foi a forma como eu encarei essa diferença: Optei por conversar e afinar o discurso - Logo eu,famoso por mandar às favas e praticante fervoroso do "my way or the highway". E deu certo! Saida conversa mais empolgado e compromissado do que entrei.

Tá vendo? Quem disse que cachorro velho não aprende truque novo?

15.12.04

Un - Remarcable day

Ontem foi um dia memorável. Mas não num bom sentido. Ontem, pela primeira vez desde que ela entrou na minha vida, tive que segurar minha língua - tão ácida - de falar algo de uma forma explosiva e não-ponderada.

Algumas coisas que eu tive o ímpeto de falar e me contive:


- Você que sabe...


- Fazendo isso você me dá o direito de fazer a mesma coisa...


- Desse jeito,vai me dar o direito de achar o que eu quiser e fazer o que eu quiser com isso...


- Que se dane...


E a pior:


(mode piada interna on)
- Aquela avenida que eu falei que você tinha pra chegar até mim está começando a apresentar buracos e redutores de velocidade.
(mode piada interna off)


Mas eu não falei nada disso, resumi minha frustração a um reles "to de mal" e deixei por isso mesmo. Não sei se isso é positivo ou não. Se o fato de eu ter segurado minha língua demonstrou evolução ou regressão minha pra mim, enquanto pessoa (lindo esse "enquanto pessoa").


Por mais que seja um assunto menor, uma babaquice na verdade, me remeteu a assuntos mais profundos. Que tem a ver com uma intimidade que eu prezo muito e que tenho sentido grande dificuldade em comprovar.


Um pequeno parênteses (
Sou muito pouco sensível - naquela conotação de subjetividade - aos sinais do mundo; baseio minhas conclusões naquilo que eu posso ver, tocar, ouvir. E não naquilo que se "sente". Por isso gosto de ver as coisas, toca-las, e ouvi-las. Dessa forma consigo perceber solidez ou fragilidade, cumplicidade ou solidão de uma forma que me faz sentido.
) fim do pequeno parênteses.


Que tem a ver com confiar e ser de confiança. Gostar é incondicional e independe disso - eu gosto de gente em quem não confio, e confio em gente de quem não gosto. Não gosto mais ou menos agora, nem confio mais ou menos, mas fica uma triste impressão de que não sou confidente como eu gostaria que eu fosse.

13.12.04

Querido Diário

(Versão acéfala)
Meu fim de semana foi mooooito legau. Na sexta eu fikei em casa mesmu, Fui ajudar a Ogrinha a estudar pro Exame dela, daí fui pra casa,assisti Pulp Fiction pela 30ª veiz, assisti Os Aspones, engrassaduuuuu. E levei minha irmazinhaaaa pro lugar de ondi ia sair o busaum dela pra viajar.
Daí voltei pra casa e liguei pra namorada - beijuuuu - e dormi.

Sábado eu acordei comdor nas costas de tanto dormir, tomei um copaum de Nescau e fui pra casa da namorada - outro beijuuuu - pra gente ir pro shopping.
Daí comprei o presente pro amigo secreto da minha família e a gente fomos no cinema ver OS INCRIVEIS. Lindinhuuuu demais. :-D
Enquanto a gente estávamos na fila pro cinema. Beijaums. A Ogrinha ligou pra falar que tinha pensado num jeito de resolver o exerciciu q a gente não conseguimos fazer na sexta! Legauuu.
Depois saí com a namoradinhaaaa e foi fofo.
Domingo assisti OC, Depois Smallvile e daí teve bacalhau!!!! Depois fui namorar dinovo e levei a namoradinhaaaaa - ti Adoro - na casa do Papai Noel do Banco Real da Paulista.
Ainda teve sundae do mequi ? Gostosuuuu e daí fomos na casa da tia dela :-D

Pena ki acabouuuu :-(

I hoji a namoradinha ta dodói em casa!!! Tadinhaaaaa Vou la depois fazer compania :-D

(Versão Mano)
Véio,o findi foi da hora. Na sexta nem rolou balada, dei um help pra Ogra que rodoue ainda tem uma prova - sifodi! vi o Travolta sendo metralhado no Pulp Fiction de novo, assisti a gostosa da Marisa Orth nOs Aspones, e levei minha sister pra viagem dela. Troquei umas ideias de leve com minha mina e capotei. Sábadão levantei todo babado, dormi pracaraleo, mandei um copão de Nescau pro bucho e fuipra casa da mina pra gente fazer compras no shops. Daí comprei o presente pro amigo secreto da minha família e levei a mina pro cinema - OS INCRIVEIS. Muito loco!!! Véio, que da hora! A Toupeira da Ogra ainda meliga nop meio da fila pra falar que resolveu o a pendenga q sobrou da sexta, lerda! Daí fui com a mina tomar uns goró e quase gorfei! Louco! Domingão fiquei mofando na cama vendo SBT e bati a maior larica no almoço. Bacalhau rules! dai fui namorar de novo e fomos ver os Papai Noel do Banco Real da Paulista. dai rolou um sorva da hora e terminamos os FDS na tia dela.

De manha fiquei sabendoque a mina ta zoada em casa, tomando uma pá de remédio... se pá eu vo la da uma força

Se sua cabeça doeu ao ler, saiba q a minha doeu mais ainda pra escrever...Coisas de segunda feira

11.12.04

MDC

(eu dedico à primeira garota ali da fila)

Tú és o grande amor da minha vida
pois você é minha querida
e por você eu sinto calor

Aquele seu chaveiro escrito "love"
ainda hoje me comove
me causando imensa dor

Eu me lembro, do dia em que você entrou num bode
quebrou minha vitrola e minha coleção de Pink Floyd
Eu sei, que eu não vou ficar aqui sozinho
pois eu sei que existe um careta, um careta em meu caminho...

Nada me interessa nesse instante
nem o Flávio Cavalcanti
que ao teu lado eu curtia na TV

Nessa sala hoje eu peço arrego
não tenho paz,nem tenho sossego
hoje eu vivo somente a sofrer... (a sofrer)

E até , até o filme que eu vejo em cartaz
conta nossa história e por isso, e por isso eu sofro muito mais...
Eu sei que dia a dia aumenta o meu desejo
e não tem Pepsi-cola que sacie a delícia dos teus beijos...

Quando eu me declarava você ria
e no auge da minha agonia
eu citava Shakespeare...

Não posso sentir cheiro de lasanha
me lembro logo das casas da banha
onde íamos nos divertir...(divertir)

Mas hoje , o meu Sansui-Garrat-Gradiente
só toca mesmo embalo quente
pra lembrar do teu calor...
Então eu vou ter com a moçada lá do Pier
mas pra eles é careta se alguém, se alguém fala de amor...

Na Faculdade de Agronomia
numa aula de energia
bem em frente ao professor...

Eu tive um chilique desgraçado
eu vi você surgindo ao meu lado
no caderno do colega Nestor...

É por isso, é por isso que agora em diante
pelos cinco mil auto-falantes eu vou mandar berrar o dia inteiro,que você é

o meu máximo denominador comum

Obrigado

9.12.04




Eu vi esse poster e me deu arrepio de antecipação

7.12.04

Já ia me esquecendo

Vi uma matéria no domingo na TV sobre o jogador Teves.

Falava sobre sua origem humilde e eu só prestei atenção numa pequena parte.

Ele foi criado pelos tios, porque é filho de uma prostituta e o pai é desconhecido.

Pensei:

Foi contratado pelo time certo!!!

No news

Descobri mais um malefício da idade avançada: Não encontro mais novidades.

Ainda não completei uma semana de emprego novo ? ainda que bico ? e tenho a nítida impresão de que já vi isso tudo.

È uma empresa remotamente parecida com a motherfocker empresa que me deve uma fortuna (para os meus padrões de dinheiro) em direitos trabalhistas, entretanto apresenta as mesmas características da outra, em termos de dificuldades operacionais e estrutura física.

Até a sala em que estou instalado é bastante parecida com a que eu trabalhava na outra, ao lado do laboratório que possui uma mesa de medições tridimensional, um plastometro, estufas e aparelho de índice de fluidez ? quebrado também.

Até a técnica de laboratório é parecida com a técnica da outra empresa. É quase como um episódio de Twilight Zone... Só que eu me sinto o fantasma daqui, Tem um cara que exerce a minha função que é o meu ?chefe?.

Enquanto isso, várias oportunidades de entrevista surgem ? embora que tenha que negociar melhor os horários, pra não ficar queimando meu filme de cara, por aqui. Ainda que seja algo temporário ? espero ? gosto de mante-lo intacto enquanto possível.

E isso me lembra de uma teoria que eu tinha com relação a relacionamentos:

O fato de estar sozinho espanta potenciais pretendentes na mesma medida que estar ficando, namorando ou outro ?ando? que o valha torna as pessoas mais atraentes.

Pensei nisso ao notar que antes de eu começar aqui, estava uma dificuldade arranjar até entrevistas de emprego, agora, tem ligação chegando de monte.

E é engraçado notar que, ao passo que estou em estado de graça com minha namorada - nem aí pra qualquer uma que se interesse, estou procurando um trabalho decente que nem abelha atrás de açucar...

1.12.04

E daí eu lhe pergunto: É mole?

Eu devo ter feito alguma coisa de muito certo na vida passada.

Que outro jeito de entender isso?